quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Olá Galera do Pedal... Pra inspirar a volta aos pedais dos que estão parados e incentivar o início dos que tem vontade de começar aqui vai um vídeo do esporte que nós praticamos.


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Dicas para iniciantes

Olá pessoal, vou tentar voltar a manter o blog em dia e em movimento principalmente, a postagem dessa semana será dedicada aos iniciantes, e às mulheres (isso porque elas ainda veem como um tabu).

 

De início, esse vídeo já ajuda um bocado.


Quais os principais benefícios da pedalada?


foto reprodução
foto reprodução
O principal é a perda calórica!. Quarenta minutos de passeio de bicicleta queima cerca de 300 calorias. E tem mais: dois meses de exercícios aumenta cerca de 25% a força das pernas, trabalha os músculos do abdômen e dos membros inferiores, em especial quadríceps, glúteos, panturrilha e a parte inferior das costas. Melhora a função cardiovascular e contribui para regularizar os níveis de pressão arterial, colesterol e triglicérides. Estimula, também, a musculatura intercostal, que é considerada acessória na respiração.
Os joelhos não sofrem impacto, além disso, a musculatura do quadríceps posteriores da coxa e os glúteos são fortalecidos. O exercício físico de pedalar estimula o sistema imunológico e aumenta o número de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias. andar de bicicleta também reduz a ansiedade e regula o sono.  
O ortopedista especializado em medicina do esporta, Maurício Póvoa Barbosa, da Clínica Orthobone esclarece alguns pontos importantes:
Para quem está fora de forma e quer iniciar uma atividade física a bike é mais recomendável do que a corrida por que o impacto nas articulações é menor?
Pedalar É  indicado para as pessoas com sobrepeso, porque exige menor esforço para executar a tarefa, principalmente para as crianças. Quem pedala regularmente possui maior resistência a patologias do fundo emocional, como as depressões. Pedalar é um dos melhores antidepressivos.
 Que tipo de calçado é o mais indicado?
  Compre os tênis esportivos. Meias elásticas esportivas também são indicadas para evitar edemas e dor nos pés e tornozelos durante a atividade física.
 Andar de bike na rua ou fazer spinnig. Existem diferenças entre as duas atividades (em termos de ganho de condicionamento, perda de peso)?
 Sim, existe. As vantagens em andar de bicicleta ao ar livre são o contato com a natureza permite um maior bem-estar psicológico, uma forma de aliviar o stress e maior diversão. Como, teoricamente, necessita-se fazer mais pausas, sobrecarrega menos as articulações dos joelhos. E praticar ciclismo indoor (Spinning),  queima-se mais calorias e evita-se contratempos do ciclismo ao ar livre tais como trânsito, poluição, defeitos no asfalto, pedras, lama, chuva, furtos, quedas, etc… Seja qual for a sua escolha, ela define e enrijece pernas, coxas, bumbum, abdômen, melhora a resistência cardiovascular e o fôlego.
 Quais as dicas para melhorar a performance durante o treinamento?
A principal dica é correr com uma bicicleta proporcional a seu tamanho, principalmente pelo conforto.  Se você não está confortável, seu rendimento será abaixo do esperado. Em segundo lugar, aerodinâmica. Uma melhor posição na bicicleta pode diminuir a sua resistência com o ar, possibilitando uma maior velocidade. E por último, a potência. Posicionado corretamente, você pode otimizar sua força e resistência para andar mais longe ou mais rápido em seu gasto energético atual. A maneira como você pedala. Muitas pessoas sabem andar de bicicleta. A maioria delas faz isso desde criança. Mas existem algumas coisas que você pode mudar para melhorar o jeito que você pedala. Comece pelos pedais. Se você não possui o calçado adequado para o ciclismo ou clips no seus pedais, é uma boa dica adquirir-los. Eles vão permitir um “curso” completo ao pedalar e dar-lhe uma melhor transferência de energia de seus pés para a bicicleta. Ao pedalar, você quer manter os pés relativamente estáveis ao redor do círculo dos pedais. Mantenha seus tornozelos rígidos. Evite virar o pé para baixo na parte da frente do pedal e puxar para cima com o calcanhar. Pedalar em círculos diminui o “ponto morto “, onde não há energia sendo transferida em uma pedalada. Além disso, uma perna é quase sempre mais forte que o outra. Ao andar, tente empurrar os pedais uniformemente com cada perna. Sua perna fraca vai ganhar força e, finalmente, trabalhar melhor com a perna dominante. Mantenha os joelhos em linha com os quadris na pedalada “baixa”, e em linha reta, enquanto você conduz para cima na extremidade traseira da pedalada. Não pedale preguiçosamente. Sinta o seu abdômen ao montar, mantenha a coluna reta e diminua a tensão nos ombros, parte superior das costas e pescoço. Isso abre o ângulo do quadril para um curso mais forte e mais equilibrado.
Qual o gasto calórico médio da atividade? O ganho de massa muscular é mais acentuado em quais partes do corpo?
 Em média, perde-se 300 calorias em 40 minutos. As principais partes do corpo que são estimulados são as panturrilhas, quadris, coxas.
 Quais cuidados o praticante deve ter para um treino eficiente e seguro? (alongamento, hidratação, frequência, etc)
Os principais cuidados são: hidratar-se, o importante é não beber água somente quando se está com sede, e sim beber pequena quantidade sempre, alongar-se após um aquecimento leve e depois da atividade, filtro solar, capacete, óculos de proteção, um bom tênis.
 O exercício é contraindicado em quais casos?
 Não há muita contra indicação, mas pessoas com problemas no joelho podem optar por outro tipo de treino, mas tudo diante do acompanhamento de um profissional. Atletas com lombalgias devem fazer um trabalho adicional de fortalecimento abdominal e dorsal, além do alongamento da musculatura posterior.
 Podemos dizer que o aspecto lúdico de andar de bike é o principal incentivo para os praticantes? Quais os benefícios para a mente?
 Pessoas que andam de bicicleta regularmente são mais resistentes a patologias do foro emocional, como as depressões. Pedalar além de um bom exercício pode ser muito divertido.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Pedal Noturno

Pedais Noturnos continuam animando a zona rural de Catolé do Rocha. Quase todos os dias estamos pedalando em percursos variados sendo o oficial é nas quintas com concentração às 18h na antiga Maternidade Silvia Mariz.









 Visita chacará 15 irmão onde fomos recepcionados pelo patriarca Antonio Conrrado e sua familia.

 


Lembrando que quem tiver interesse neste tipo de passeio forme grupos de 6 ou mais por motivos de segurança e não esqueça da lanterna além disso se tiver medo de cachorro fique em casa ou pedale só na cidade.

terça-feira, 12 de junho de 2012

 I PEDAL DA FRONTEIRA 


Sucesso absoluto, graças ao grande empenho da equipe CATOLÉ BIKERS, o evento bombou, agradecemos a todos os ciclistas e não ciclistas que participaram marcando presença pelas estradas e trilhas do sertão, fortalecendo assim o movimento e divulgando o Ciclismo Moutain Bike e Cicloturismo em nossa região. Agradecemos a todos e pedimos perdão por algumas falhas, vamos trabalhar mais ainda para evitar as mesmas  no próximo ano (mesmo que poucas).